Musicoterapia



Conheça nesse link Nosso Trabalho

http://musicaparatodos-inclusao.blogspot.com.br/p/musicoterapia-arteterapia.html

ENTENDA A MUSICOTERAPIA

A musicoterapia é uma área relativamente pouco conhecida no Brasil, apesar de ter sido introduzida aqui há aproximadamente 40 anos, é uma profissão de nível universitário que conta com cursos de graduação de 04 anos e também de pós-graduação de 02 anos. Existem hoje no Brasil o Curso de Musicoterapia em diversos estados, em São Paulo temos excelentes universidades como Unesp, FMU e outras. 

O Musicoterapeuta é um profissional que sempre utiliza a Música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia. Ele trabalha diretamente com instrumentos musicais, com o canto e com ruídos ou seja além de uma formação acadêmica que o habilita para prática terapêutica há necessidade que o profissional também tenha conhecimento de Música e domine a arte tocar um instrumento. 
O trabalho desse profissional é amplamente observado em contextos multidisciplinares, ou seja em conjunto com outros profissionais da saúde, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos. 

No mercado de trabalho o musicoterapeuta pode atuara em clínicas particulares, instituições médicas hospitalares, áreas especialistas em reabilitação e prevenção como nas alas de pediatria, geriatria (Mal de Alzheimer, AVC, Parkinson) e oncologia de hospitais. Boas oportunidades, também, em escolas privadas ou em consultório no auxílio crianças com dificuldade de aprendizado, como TDAH, dislexia, autismo, deficiência intelectual, Síndrome de down, síndromes raras, cegueira e até mesmo surdo-mudo onde ele pode atuar com possibilidades sonoras múltiplas. Seu trabalho também é amplamente produtivo em Clinicas de repouso, asilos, assistência a idosos acometidos pelo Mal de Alzheimer, AVC, Parkinson e Demências Senil.

Outra área muito interessante e que vem abrindo o campo da musicoterapia é o da reintegração social de menores infratores e pessoas com dependência química. 
Como deu para perceber o público que se beneficia da musicoterapia é imenso, pessoas em diversos contextos de reabilitação físico-motora – emocional, no restabelecimento e no estimulo da fala, na terapêutica de pessoas com deficiências, idosos e pessoas institucionalizadas. 

Os atendimentos em Musicoterapia podem ser realizados individualmente ou em grupo, dependendo da necessidade de cada pessoa ou grupo, isso deverá sempre ser avaliado pelo musicoterapeuta.

As sessões são realizadas de forma que o musicoterapeuta auxilie o paciente a comunicar-se através de seu corpo (dançar, bater palmas, movimentar-se segundo a música), de sua voz (cantar ou emitir sons) e dos instrumentos musicais violão, teclado, flauta, tambores, o paciente ou atendido é convidado a segurar, explorar ,tocar e explorar os instrumentos.
Geralmente trabalha-se com instrumentos simples, de fácil manuseio para o paciente ou atendido consiga uma interação plena e assim facilite sua exploração e produção corporo-sonoro-musical.

Como contamos são utilizados diversos instrumentos musicais, como tambores, pandeiros, chocalhos, guizos e muitos outros instrumentos de efeito sonoro. Esses instrumentos podem ser substituídos de acordo com a particularidade e a necessidade do paciente em questão, podendo ser utilizados os instrumentos de de sopro (como flautas e gaitas), os de cordas (violão, por exemplo), aqueles feitos pelo próprio paciente e até mesmo o piano (ou teclado eletrônico), levando-se em conta a identificação do paciente com este ou aquele instrumento ou som, seja pela simples apreciação, ou seja porque ele já em algum momento da vida já se interessou ´por algum instrumento. Devemos lembrar que o corpo e a voz também são instrumentos musicais importantíssimos no processo musicoterapêutico.

Através dos movimentos corporais, da dança, do canto e da produção sonoro-musical nos instrumentos o paciente “faz música” junto com o musicoterapeuta, sem ter que se preocupar com a estética musical, ou seja, o canto, a dança, ou a execução do instrumento não tem que obedecer aos padrões estéticos musicais convencionais. Tudo se cria e se experimenta musicalmente.

Não se espera que o paciente toque um ritmo correto, cante afinado ou realize coreografias elaboradas nas sessões de musicoterapia. 

O musicoterapeuta tem uma “escuta” diferenciada onde o fator mais relevante é a inter-relação da produção corporo-sonoro-musical do paciente e de seu histórico de vida sonoro-musical, inseridos no contexto terapêutico. Sendo assim, em musicoterapia, o foco não é “ensinar” a cantar ou tocar, o musicoterapeuta não é um educador musical, o foco é experimentar a música e fazer com que ela seja prazeirosa, que atue nas lembranças emotivas, que desperte curiosidade, que estimule a fala, que estimule o foco, a atenção, o tempo e a cadência musical. 
Mas há possibilidade que algum paciente se interesse tanto pela música que decide aprender um instrumento ou fazer aulas de canto; então ele deve procurar outro profissional, o professor de música para atendê-lo nesta necessidade. A necessidade terapêutica nesse caso se estendeu para educação musical.

O Espaço Arte Música e Consciência atua no Ensino Musical e na Terapêutica Musical há mais de 10 anos. 

Temos em nossa estrutura a Escola de Música e o Espaço terapêutico, são trabalhos distintos. A Escola de Música tem em seu quadro profissionais graduados na área da música, professores bacharéis e músicos profissionais, a Escola oferece cursos de Violão, Guitarra, baixo, teclado, canto, musicalização infantil, além da Escola de Luthieria profissionalizante que ensina a criação e manutenção de instrumentos de corda. Tem em seu diferencial educacional a Inclusão Musical ou seja abrimos as portas para o ensino da música para pessoas com deficiência, Síndrome de Down, Autismo, e com necessidades educacionais especiais como a dislexia, TDAH, entre outros.
Já o Espaço Terapêutico conta hoje com a Clinica Psicológica, o Atelier de Arte Terapia e Musicoterapia dirigido por uma equipe de multiprofissionais como psicólogos, musicoterapeutas, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, voltado para o público em geral, crianças, adolescentes e adultos
Coordenadora
Elaine Palma 
Psicóloga – ArteTerapeuta
Especialista em Educação Inclusiva
CRP 57575-1
Estamos na Avenida Zunkeller, 362 
Fone 2638.1268 – 97210.1835
email: musicaespaco@gmail.com
Face: espacoarteemusica

Nenhum comentário:

Postar um comentário